Mecânica da Respiração
- Stefanne Moraes
- 22 de fev. de 2020
- 1 min de leitura

Oi oi gente , vim trazer um post rapinho pra vocês sobre a mecânica da respiração em mamíferos, vamos lá?
Inspiração: A entrada de ar nos pulmões se dá pela contração do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas levantam o que aumenta o volume da caixa torácica, forcando o ar a entrar nos pulmões.
Expiração: Na expiração os músculos intercostais se relaxam, as costelas abaixam e o diafragma , agora relaxado se eleva, diminuindo o volume da caixa torácica , expulsando assim o ar dos pulmões.
A respiração é controlada automaticamente pelo Sistema Nervoso, apesar de que é possível conscientemente, durante certo tempo, aumentar ou diminuir os ritmos respiratórios. Após prender a respiração por um certo tempo , somos forçado a voltar a respirar, independentemente da nossa vontade.
O centro nervoso que controla a respiração está localizada na medula espinhal. Em condições normais o sistema nervoso envia impulso a cada 5 seg, estimulando uma inspiração.
Quando praticamos um exercício físico , os músculos necessitam de uma quantidade maior de oxigênio para produção de energia , que irá alimentar a contração muscular . O aumento da respiração celular produz maior quantidade de gás carbônico, aumentando a acides do sangue. O aumento da acidez estimula o centro respiratório que, por sua vez aumenta o ritmo dos movimentos respiratórios.
Se acontecer de uma diminuição acentuada do nível de O2 no sangue, o ritmo respiratório também é aumentado. A diminuição de O2 é detectada por receptores químicos existentes na aorta e na carótida. Esses receptores enviam mensagem ao centro respiratório medular, a fim de que este aumentem o ritmo respiratório .
Comentarios