Sistema Respiratório
- Stefanne Moraes
- 22 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Oiee pessoal , estou aqui de volta para explicar um assunto muitooo maravilhoso que é o sistema Respiratório , vamos la embarcar nessa jornada??
As células obtêm energia a partir de um processo de respiração celular. Nesse processo , moléculas de glicose, principalmente, são decompostas até gás carbônico e água , com auxilio do oxigênio sendo formadas moléculas de ATP que são usadas no metabolismo celular e orgânico.
A ocorrência da respiração envolve trocas gasosas, isto é , o organismo precisa obter oxigênio e eliminar o gás carbônico produzido no processo. Essas trocas de gases é a função do sistema respiratório e o local onde essa troca ocorre constitui a chamada superfície respiratória.
Tipos de Sistema Respiratório
No Reino animal, ocorre diversos tipos de sistemas respiratórios.
Difusão simples - as trocas gasosas são feitas através do revestimento corporal, entre as células e o meio externo. Isso ocorre nos protozoários , esponjas, celenterados, os gases difundem-se da superfície corporal para as células mais internas.

Respiração Cutânea - As trocas são realizadas através da epiderme permeável, onde abaixo dela o tecido é altamente vascularizado.
Respiração Braquial - aparece na maioria dos animais aquáticos, como crustáceos, moluscos e peixes. As brânquias são estruturas altamente vascularizadas e as trocas gasosas ocorrem entre a água e o sangue, através do epitélio que recobrem as brânquias.

Respiração Traqueal - este sistema é constituído por finos canais denominados traqueias. As trocas ocorrem diretamente entre o ar e os tecidos, não havendo participação do sistema circulatório.

Respiração Pulmonar - aparece no tetrápodes e é formada pelo conduto aerífero e pelos pulmões. Estes são constituídos pelos alvéolos pulmonares, que são câmaras microscópicas envolvidas por numerosos capilares sanguíneos, onde ocorrem as trocas gasosas (hematose).
Agora que entendemos um pouco sobre os tipos de respiração , vamos falar sobre a respiração humana e como ela ocorre:

- O sistema respiratório humano e constituído pelas fossas nasais , faringe, laringe, traqueia , brônquio, bronquíolos e pulmões.
Fossas nasais são duas cavidades revestidas por um epitélio que produz um muco que flui constantemente para o fundo da garganta e é engolido juntamente com a saliva. O muco desempenha um papel muito importante pois é ele que retém as partículas sólidas e bactérias presentes no ar inalado. alem disso , o epitélio nasal é vascularizado para que o ar seja aquecido antes de passar paras as vias aéreas posteriores.
Faringe é um canal comum ao sistema respiratório e digestório. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa obrigatoriamente pela faringe que conduz ate a laringe.
A Laringe é um condutor que apresenta anéis de cartilagens articulados. Nela é encontrada as cordas vocais, que permitem a emissão de sons.

A traqueia , também com anéis cartilaginosos bifurca-se na região superior do peito, formando os Brônquios que , também são

reforçados por anéis cartilaginosos e conduzem o ar para dentro dos pulmões . Tanto a traqueia quanto os brônquios são revestidos por um epitélio ciliado que retem eventuais partículas solidas e bactérias que passaram pelas narinas.
Nos pulmões, os brônquios se ramificam intensamente, formando
os bronquíolos que constituem um conjunto semelhante a uma árvore, chamada de árvore respiratória. E cada bronquíolo termina numa bolsa denominada de alvéolo pulmonar.


Características do Pulmão
O pulmão é um órgão esponjoso, envolto por duas membranas denominadas de : Pleuras. A interna está aderida a superfície pulmonar e a externa está aderida à parede torácica.
Separando a caixa torácica da cavidade abdominal está o músculo diafragma , presente apenas nos mamíferos. A base dos pulmões se apoia sobre o diafragma.
Cada Pulmão é formado por cerca de 150 milhões de alvéolos pulmonares, onde ocorrem a hematose.
Mas o que é hematose Stefanne?
É a troca de gás oxigênio por gás carbônico nos alvéolos . Nesse processo o gás oxigênio difunde-se dos alvéolos para o sangue e o gás carbônico faz o caminho inverso.

Comments